Vida

Sobre sermos imediatistas

August 26, 2020

O que você constrói quando quer tudo para ontem

Nas minhas aulas sobre educação financeira eu falo sobre o quanto as crianças atualmente são imediatistas e tem dificuldade de esperar um tempo maior para terem aquilo que querem. E, que ensiná-las a ter paciência e saber esperar por algo melhor, é um exercício e uma prática que ajudará por toda a vida.

Mas, na verdade, acho que nós adultos também estamos sendo muito imediatistas ultimamente com essa facilidade que temos de acesso a tudo e com o grande volume de ofertas e possibilidades.

Nós nem precisamos pensar muito, porque qualquer informação que buscamos basta dar um google e estará lá. Qualquer coisa que quisermos comprar, as diversas formas de pagamento e a enorme quantidade de parcelas, nos proporciona ter até aquilo que não podemos pagar ou que nem planejamos ter.

Isso envolve também nossa vida pessoal e profissional. Na vida pessoal, mal começamos a fazer algo, já queremos logo ter um resultado. Se começamos a malhar e a barriga não ficou do jeito que gostaríamos, perdemos a paciência e deixamos de ir. Se começamos a nos alimentar direito, mas não sentimos os efeitos imediatos no corpo paramos e voltamos para os hábitos antigos. Se estamos em um relacionamento que não agrada, pulamos fora.

No trabalho, se não estamos da maneira que gostaríamos, pedimos demissão. No empreendimento se os resultados estão abaixo do esperado, desistimos e tentamos outro projeto.

Eu não imaginava que nós também precisássemos tanto resgatar ou, na verdade, desenvolver nossa paciência. Essa paciência tão importante que nos dará força para seguir e alcançar o tão desejado resultado, mas através de uma jornada construída com dedicação, e até um certo esforço, senão não teria graça, não é verdade?

Não podemos nos esquecer que nessa jornada de construção está todo o aprendizado e também a felicidade.

Só, por favor, não confunda paciência com acomodação. A grande diferença é que exercendo a paciência você continua agindo em direção ao que quer, e sendo acomodado você para.

Onde na sua vida você precisa de mais paciência?

Lu Santos

Sou Lu Santos, Educadora Financeira e Consultora de Prosperidade com o propósito de ajudar as pessoas a construírem uma relação mais saudável com o dinheiro, desde a infância até a vida adulta.

Idealizadora dos Programas Em Paz com o Dinheiro, Casa Próspera e Criando Filhos Prósperos. Criadora do Projeto Educação Financeira na Infância.